Em 17 de Maio de 2012, cerca de 150 pessoas viajaram de Berlim até Frankfurt para se manifestar frente à sede do Banco Central Europeu, numa ação que reuniu cerca de 25.000 pessoas e ficou conhecida como Blockupy Frankfurt.
(sobre o Blockupy Frankfurt: http://vimeo.com/42532294)
A 30km do seu destino, os viajantes foram detidos pela polícia, identificados e filmados, num processo que durou sete horas. No final, a polícia entregou-lhes uma ordem de restrição, impedindo-os de se aproximarem do centro da cidade, onde decorreria a manifestação.
Um grupo de cerca de 50 pessoas, dentre os detidos, decidiram ainda assim dirigir-se à cidade vizinha de Eschborn e iniciar uma manifestação espontânea (legalmente permitida na Alemanha), em protesto contra a atuação da polícia. Foram de novo detidos e levados para um quartel em Wiesbaden, onde permaneceram até à meia-noite.
Toda esta sequência de eventos foi denunciada pelos envolvidos e, finalmente, um tribunal da cidade de Griessen reconheceu o direito à manifestação destes ativistas: a polícia de Frankfurt deverá pagar 500€ de compensação aos afetados.
Fonte:
http://www.diagonalperiodico.net/movimientos/la-justicia-alemana-condena…
http://www.diagonalperiodico.net/global/blockupy-frankfurt-se-cierra-con…